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7 hábitos saudáveis no ambiente de trabalho

26/02/2020

Conseguir aliar uma vida saudável à uma rotina de oito horas diárias de trabalho pode ser um desafio, pois o tempo é algo que nunca está a nosso favor. Às vezes, inclusive, passamos mais horas no trabalho do que em nossa própria casa. Isso pode desencadear um enorme desgaste, com consequências sérias para o rendimento diário e para a saúde física e mental. De acordo com a pesquisa Trabalho e sofrimento psíquico: histórias que contam essa história, 78% dos entrevistados disseram que o trabalho contribui ou já contribuiu para seu adoecimento. Para 76% das pessoas, o estresse é o principal sintoma, seguido por dores nas costas/tensão (75%), ansiedade (75%) e desânimo (65%). Em entrevista para a Folha de S. Paulo, a analista de seguro social do INSS, Patrícia Meirelles, afirma que o estabelecimento de metas e as cobranças, em conjunto com as deficiências da própria empresa para o cumprimento dessas metas, são o conjunto perfeito para o surgimento de problemas como esses. Apesar de ser uma situação muito complexa e que exige uma série de ações coordenadas, é possível minimizar os impactos com uma simples mudança de hábitos. São ações que podem ser feitas durante o expediente e que trazem grandes benefícios para a saúde e segurança dos trabalhadores: 1. Evite o sedentarismo A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde alerta que, dos 1,3 milhão de óbitos registrados no país em 2017, cerca de 34 mil estavam relacionados a doenças como diabetes, câncer de mama, de cólon e cardiovasculares – todos relacionados à falta de exercícios físicos. Para resolver esse problema, porém, não é preciso correr agora mesmo para uma academia. Atitudes simples no seu dia a dia podem lhe ajudar a começar a mudar seus hábitos. Levantar para atender um cliente, servir um café ou mesmo conversar com um colega já ajuda a melhorar a circulação sanguínea de quem passa muito tempo sentado. Em vez de usar o elevador, opte pela escada sempre que possível. Desça um ponto antes e continue o trajeto até a empresa caminhando. Faça um alongamento de braços, pescoço e mãos. São pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença. 2. Atenção com as ações de SST Os programas de Segurança e Saúde do Trabalho são pensados para prevenir os principais acidentes e doenças ocupacionais que podem ocorrer em uma empresa. É preciso ficar atento e respeitar as regras estabelecidas para manter um ambiente laboral mais saudável para todos. Para quem trabalha muito tempo na mesma posição, as regras de ergonomia são fundamentais, pois mostram quais as práticas corretas para evitar problemas no futuro. 3. Cuidado com a alimentação Uma boa alimentação começa com um café da manhã equilibrado e vai até o jantar. Consumir as quantidades recomendadas de nutrientes é essencial para manter o bom funcionamento do corpo e, em consequência, o seu desempenho no trabalho. Comer de três em três horas ainda é uma opção para regular o metabolismo e para diminuir as quantidades nas refeições principais. Uma forma de fazer isso com qualidade é levar a própria comida de casa. Dessa forma você tem um maior controle sobre o que está comendo, consegue fazer uma refeição balanceada e ainda limita a quantidade de alimentos ingeridos. 4. Hidrate-se Sabemos que a água é essencial para nossa saúde, mas na correria do dia a dia nos esquecemos da hidratação. Ela é um componente fundamental para todas as células do nosso corpo, atua na regulação da temperatura corporal, no funcionamento dos órgãos, na eliminação de toxinas e no transporte de nutrientes. É uma atenção que precisa ser redobrada nos tempos quentes e secos, mas que não pode ser ignorada nos dias frios – quando mais esquecemos de consumi-la. 5. Cultive suas amizades O ser humano é social por natureza, então manter bons relacionamentos no ambiente de trabalho traz diversos benefícios para o seu bem-estar. Se sentir parte de um grupo é ter uma rede de apoio para quando você precisar, ter um propósito para seguir e ganhar uma energia extra para seguir adiante. Mesmo com a rotina corrida, é preciso dedicar um tempinho para cultivar essas relações – só assim você poderá estar ao lado de quem se ama e quer bem. 6. Desacelere Passar muito tempo na mesma posição é exaustivo, prejudica a concentração e diminui a sua criatividade. Em casos mais extremos, isso pode evoluir para um quadro Burnout e até mesmo chegar à depressão. Por isso, em vez de correr para realizar todas as atividades, faça pequenas pausas durante seu dia. A cada 50 minutos, por exemplo, separe 10 para respirar, alongar o corpo de descansar a mente. 7. Cuide da sua saúde mental Às vezes não adianta procurar a resposta sozinho, sendo necessário consultar um profissional. Encontrar um terapeuta, formado em Psicologia e com todas as ferramentas técnicas necessárias para te auxiliar, é uma maneira de nos entendermos melhor e de lidarmos com os problemas mais críticos. Se corpo e mente forem mantidos em ordem, seu desempenho e bem-estar na empresa estarão ainda mais afiados. Fonte: Blog Ocupacional

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