Blog - Como pensar e executar a compra de EPIs em 2021? - Conforto - Nosso mundo é seu bem-estar
Blog

Como pensar e executar a compra de EPIs em 2021?

28/05/2021

Como pensar e executar a compra de EPIs em 2021? O ano tem sido de inúmeras mudanças para empresas de todo o mundo e, claro, no Brasil não é diferente. Um dos principais desafios que 2021 trouxe para os empreendedores foi o planejamento de compras dos EPIs. A falta de insumos, a dificuldade da logística e a carga horária reduzida das empresas exigiu uma organização ainda mais rigorosa para que os EPIs não faltem aos trabalhadores. Mas, claro, com uma programação bem feita esse desafio pode ser superado com alguma tranquilidade e, ainda, trazer economia para sua empresa. Confira algumas dicas de como planejar suas compras de EPI. Mantenha o seu estoque bem organizado Manter o controle total dos EPIs que você tem disponíveis é essencial para proteger a saúde dos seus colaboradores e, claro, para economizar dinheiro. Por isso, antes de programar as suas compras, faça uma análise do seu estoque, organizando o que pode ser utilizado e eliminando o que está com o prazo de validade vencido. Não se esqueça de organizar de forma que seja entregue primeiro o EPI mais antigo, o chamado método PEPS: primeiro a entrar, primeiro a sair. Isso porque existem EPIs que se ficarem armazenados por muito tempo acabam perdendo suas propriedades. Faça o controle do seu estoque Ter um profissional especializado é fundamental para fazer o controle dos seus EPIs. Além de fazer compras antecipadas para não deixar faltar os equipamentos necessários, essa checagem diária evita o desperdício e a desorganização desse ponto fundamental. Esse controle pode ser manual ou em planilhas, caso sua empresa seja de pequeno porte. Porém o ideal é investir em um software de gestão, que trará vantagens como: praticidade, otimização e redução de riscos e custos. Num mundo cada vez mais conectado, ter um programa que ajude você no controle dos seus EPIs é essencial. Além do controle sempre à mão, você tem acesso a relatórios de compra, saída e entrada de cada equipamento, o que ajuda a equilibrar as contas e evitar gastos desnecessários. Faça reuniões regulares sobre compras de EPI Um time entrosado faz toda a diferença na hora de realizar as suas compras de EPI, pois a contribuição de todos é importante, tanto de quem usa quanto de quem realiza as encomendas. Pensando nisso, procure realizar reuniões regulares com todos os setores envolvidos para saber quais os equipamentos mais utilizados, quais os de maior urgência, o custo-benefício, novidades e melhores empresas. Tudo isso contribui para que a compra dos EPIs seja tranquila. Escolha o fornecedor certo Existem vários pontos para considerar no momento de escolher o fornecedor de EPI, mas, com certeza, qualidade é o principal deles. Pensando nisso, além de procurar produtos que possuam o CA - Certificado de Aprovação, é importante escolher empresas que mantêm uma rotina regular de testes dos produtos que desenvolvem. Outro fator importante para ser considerado é o custo-benefício, pois o momento requer um olhar cuidadoso para as finanças. Nem sempre o menor preço de fato é o que custa menos. A durabilidade influencia diretamente nessa conta. Analise sua frequência de compra e o preço dos EPIs Quem tem um histórico de compras de EPIs pode fazer uma análise mais minuciosa para escolher o produto que ofereça o melhor custo-benefício. Analisar o consumo a longo prazo nos faz enxergar, além do preço individual do produto, a sua durabilidade e periodicidade de troca, o que proporciona uma boa economia na conta de EPIs. Construa parcerias duradouras Depois de escolher a empresa fornecedora, é importante pensar em criar uma parceria forte com ela, pois isso pode garantir benefícios no momento de realizar o negócio, além de outras facilidades, como compra antecipada, por exemplo. Essas são apenas algumas dicas de como realizar o seu planejamento na hora de comprar os equipamentos de proteção individual. Eles são essenciais para proteger os seus colaboradores na hora de executarem as tarefas e representam um custo considerável para o seu negócio. Por isso, dedicar um tempo para cuidar bem desse setor é essencial. E, claro, você pode contar sempre com as soluções da Conforto.

Veja Também

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
  • 31
FALE CONOSCO

Estamos à disposição para responder dúvidas, críticas e sugestões. Entre em contato com a nossa equipe através do espaço abaixo.

CLIQUE AQUI