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O que você precisa saber sobre a CAT

06/08/2021

A Conforto foca em promover ações de conscientização quanto à segurança no trabalho, além de trabalhar todos os dias para levar os melhores equipamentos de proteção para o mercado. Mesmo assim, nenhuma empresa está isenta de lidar com esses acidentes indesejados, e saber o que é a CAT e como ela atua é muito importante quando esses problemas aparecem. Você sabe o que é a CAT, seus desdobramentos e como ela funciona? Tudo o que você precisa saber será explicado com esse texto. O que é CAT? Primeiramente, é importante falar que CAT é a sigla para a Comunicação de Acidente de Trabalho, um documento usado para informar o INSS sobre acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais durante o período de trabalho. A CAT pode ser emitida até mesmo online, chegando no banco de dados do INSS em poucos segundos após sua expedição. Somente a partir desse procedimento, o trabalhador acidentado, ou vítima de alguma doença ocupacional, poderá receber o auxílio da Previdência Social. Em casos envolvendo óbito, a família está apta a receber apoio. As empresas têm a obrigação de comunicar para a Previdência Social todos os acidentes envolvendo seus colaboradores, até o primeiro dia útil após a ocorrência e, imediatamente, em casos de óbito. Caso essa comunicação não seja feita no tempo previsto, a empresa poderá ser multada. Como fazer a CAT Atualmente existem duas maneiras para a realização do registro, online ou através de uma agência do INSS. O INSS disponibiliza a realização da CAT por meio do seu aplicativo, e se houver algum problema, o programa disponibiliza o formulário em branco para preenchimento manual. Caso a empresa não possa fazer o comunicado online, ela deverá cumprir o registro da CAT em uma agência. É importante levar o formulário (que pode ser encontrado para download no site da Previdência) preenchido por completo e assinado junto às informações referentes ao atendimento médico. Quais os tipos de CAT? CAT inicial Esse documento é preenchido quando o acidente é típico, por trajeto, doença ocupacional ou de óbito imediato. CAT de reabertura Essa CAT é preenchida quando há um recomeço de tratamento ou quando o colaborador é afastado por agravamento de lesões ocorridas por acidente de trabalho ou doença profissional. CAT de óbito Documento referente aos óbitos decorrentes após a CAT inicial ou de reabertura devem ser emitidos ao INSS como CAT de comunicação de óbito, sendo preenchida com a data do óbito e dados do acidente inicial. A emissão da CAT é essencial para que o colaborador envolvido com o acidente, ou sua família, garanta seus direitos e o devido auxílio. Sem esse documento, não há como registrar os acidentes junto ao Estado. Também é de extrema importância para as empresas pois, além da obrigatoriedade, é um documento a ser estudado para a otimização de sua segurança do trabalho. Auxilia assim reduzindo o número de acidentes, trazendo mais bem-estar para os colaboradores e otimizando os processos internos.

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