LANÇAMENTO: BV100 - BOTINA MANOBREIRO: CONFORTO E SEGURANÇA EM DOSE DUPLA
03 de Outubro de 2024
Afinal, por que o nome Manobreiro?
Inicialmente, esse tipo de calçado foi desenvolvido para os trabalhadores responsáveis por manobrar trens e vagões, que frequentemente precisavam fazer movimentos rápidos e precisos em trilhos e áreas próximas a locomotivas. Com os pés sempre em ação, os manobreiros precisavam de um calçado robusto, capaz de resistir a ambientes desafiadores, como pisos irregulares, áreas com objetos cortantes ou pesados e também de fornecer conforto para longas jornadas. Então, o termo “manobreiro” surgiu associado à botina justamente dessa demanda específica dos trabalhadores por um calçado que permitisse realizar essas manobras de forma segura e confortável.
Com o tempo, o calçado se tornou popular em outras áreas de trabalho que também exigem proteção e robustez, como a construção civil e a indústria, mas sua origem está diretamente ligada ao universo ferroviário. A botina manobreiro se consolidou como um símbolo de resistência e praticidade, sendo amplamente utilizada por trabalhadores que precisam de segurança em seu dia a dia.
Segurança como Prioridade
Quando se fala em segurança, a Conforto não brinca! E é por isso que ela acaba lançar a BV100- Botina Manobreiro, a primeira com a simbologia AN no CA. Desenvolvida especialmente para quem passa por ambientes desafiadores, essa botina é perfeita para profissões que exigem a mais alta proteção sem abrir mão do conforto e bem-estar.
Um dos principais atributos da botina manobreiro é a segurança. A sua construção leva em conta a necessidade de quem trabalha por longos períodos em ambientes exigentes, oferecendo:
- Sistema Anti-impacto (AN): Sistema de proteção no tornozelo, projetado para garantir máxima segurança em colisões de alto impacto e prevenir lesões nessa região;
- Barra Antitorção: Garante mais estabilidade em solos irregulares, evitando torções;
- Lingueta Fole: Que impede a entrada de resíduos no interior do calçado;
- Cabedal microperfurado: Que proporciona a circulação de ar dentro do calçado;
- Forro Interno: Com rápida dessorção de suor, garantindo conforto térmico;
- Biqueira de Composite: Resistente ao impacto de 200J e 1.500kg de compressão;
- Palmilha de Montagem em Aramida: Resistente à perfuração;
- Solado PU Bidensidade: Solado em Poliuretano (PU) com duas camadas: uma compacta, que proporciona mais proteção contra agentes físico químicos e outra camada expandida, para absorção e distribuição de impactos ao caminhar.
Primeira com simbologia AN
Além de ser confortável, a BV100 não deixa de lado a segurança. Ela é a primeira com a simbologia AN (Proteção do tornozelo) no CA! Isso ocorreu graças à um minucioso estudo da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Conforto, onde o foco principal foi entregar um produto completo para os profissionais que atuam em ambientes com riscos de lesões e torsões na região do tornozelo.
Sistema Antitorção
O que torna um calçado antitorção? Muitos fabricantes apenas colocam a abarra (também conhecida como alma) antitorção no solado e dizem que é isso. Mas não é bem assim. Essa barra é uma peça importante sim, mas não é a única garantia. Ela faz parte de um sistema que deixa o pé do usuário mais firme ao caminhar em solos irregulares. Esse sistema é composto pelos seguintes elementos:
- Barra antitorção: é ela que, em conjunto com um solado bem projetado, garante a estabilidade necessária para a planta do pé;
- Solado: Ao proporcionar suporte adequado e distribuir o peso de forma equilibrada, o solado contribui para a estabilidade do usuário, reduzindo a pressão em áreas específicas. Seu design ajuda a guiar os movimentos corretos dos pés, promovendo uma pisada mais firme e segura, o que se alinha perfeitamente com os demais elementos do sistema antitorção;
- Cano alongado: uma botina normal tem um cano mais curto. Para garantir que o pé não faça o movimento que gera a torção, é necessário que o cano seja um pouco mais alongado, oferecendo firmeza de movimentos;
- Sistema de ajuste: parece de pouca importância, mas o design do espelho dos atacadores tem um papel muito importante, pois garante o ajuste perfeito a qualquer tipo de pé, oferecendo estabilidade e movimentos seguros;
- Tecnologia Ankle Defense: ao garantir a absorção de impactos e a proteção a escoriações nos tornozelos, esse sistema garante que qualquer colisão nessa região terá seu efeito minimizado e o usuário não perderá a estabilidade por essa causa.
Versatilidade
A versatilidade também é um destaque da botina manobreiro. Ela pode ser usada em diversas atividades, desde construção civil e indústrias, até ambientes rurais. Seu design robusto e funcional faz com que seja uma escolha prática tanto para quem trabalha em áreas internas quanto externas.
Conclusão
Investir em uma botina manobreiro é garantir que o seu dia de trabalho seja mais confortável e seguro. Com um calçado que une tecnologia, ergonomia e segurança, o trabalhador pode se concentrar em suas tarefas sem se preocupar com desconfortos ou riscos. Afinal, o bem-estar começa pelos pés e a escolha de uma boa botina faz toda a diferença!